top of page
Buscar
  • Foto do escritorSGBq - Sociedade Brasileira de Geoquímica

Viva os livros!

Homenagem da SBGq ao dia do Livro por Ramsés Capilla.


A Geoquímica é a ciência que reúne os conhecimentos geológicos e químicos.

Como um livro formado por camadas rochosas, a evolução da Terra nos é contada pelos elementos químicos, minerais e rochas, que compõem as fantásticas páginas da história deste livro geológico.

A escrita propriamente dita data de aproximadamente 5,5 mil anos, onde se inicia o período histórico. Porém antes disso, o homem já buscava maneiras de se expressar e se comunicar por meio de desenhos e símbolos. As páginas escolhidas foram as paredes de rochedos e das cavernas. Mas como fixar símbolos e desenhos? Como se expressar? Entra aí a engenhosidade do domínio da química, dos elementos naturais, óxido e hidróxido de ferro, manganês, ocre, carvão, óleos animais e vegetais, substâncias que se perpetuaram nas páginas dos mosaicos pré-históricos, nos "livros paredes" das cavernas. Substâncias geoquímicas eternizadas nas histórias primordiais da humanidade.

Os avanços foram inevitáveis e as placas de argilominerais tornaram-se a grande mudança na expressão da humanidade. Este foi o grande salto para a difusão do conhecimento, agora descritos nas "páginas" dos livros aluminosilicáticos.

Nas várzeas e pântanos, as fibras dos juncos se transformam em papiros de celulose, que protagonizam as mudanças nas leis, comércio, contos e história. Sempre acompanhado do grafite, nanquim ou dos ricos pigmentos naturais, é transformador.

Nunca mais o mundo seria o mesmo, sua presença, multiplicados aos milhões, se torna o fascínio do aprendizado.

Seja qual for suas páginas, você é o sagrado do conhecimento. Seja qual for sua fonte de escrita, você é libertador, é a luz na escuridão da ignorância. Suas letras, palavras, frases e textos, o consagra como eterna fonte do saber.

Romântico, clássico, religioso, poético, fictício, educacional ou científico, é sempre a esperança de aprendizagem. Ainda que seja antigo e empoeirado, novo e reluzente, sempre despertará a curiosidade em seus leitores. Com a modernidade você existe na forma digital, é transmitido em ondas de rádio, escrito em sílica e germânio dos transistores e diodos.

Resista, pois mesmo que um queira você sem palavras ou amputar tuas páginas, jamais ficarás deficiente. Ninguém calará sua linguagem silenciosa que ecoa pelas mentes dos leitores. Deves ficar aberto para que os ventos da curiosidade folheie suas páginas em busca de sabedoria e conhecimento, democraticamente em pleno acesso para todos! Os livros são a esperança da liberdade.

A SBGq se orgulha em decifrar as fontes de suas tintas que preenchem páginas e páginas na magia do conhecimento transmitido ao longo de gerações infindáveis.

(Viva os Livros - Ramsés Capilla)

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page