top of page

Prêmios

logo_sbgq100.png

Medalha de Ouro Djalma Guimarães

figura-041.png

Outorgado a profissionais que ao longo de sua carreira contribuíram decisivamente no estabelecimento e difusão da Geoquímica no Brasil, bem como para a consolidação da SBGq.

Kawashita.jpeg

Medalha de Ouro Koji Kawashita

Outorgado a profissionais no estabelecimento e desenvolvimento de laboratórios analíticos, reconhecidos nacionalmente, para apoio às Geociências.

Medalha de Ouro Richard Wheatley Lewis

Richard%20Lewis_edited.jpg

Outorgado a profissionais que tenham se destacado nas pesquisas relacionadas à prospecção geoquímica no Brasil.

1ª Edição de Prêmios SBGq

Premiados 2021

(No XVIII Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2021)

Medalha Ouro - Milton Formoso_edited.jpg
Medalha Ouro - Kei Sato_edited.jpg
Medalha Ouro - Breno Augusto.jpg

Medalha de Ouro Djalma Guimarães - MILTON LUIZ LAQUINTINIE FORMOSO

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1950), Doutorado em Geologia pela Universidade de São Paulo (1973) e Especialização em Geoquímica pelo serviço Geológico dos EUA (1959-1960). Aperfeiçoamento em Geoquímica e em Mineralogia de Argilas na França. Membro da Academia Brasileira de Ciências (1992), Professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), Comendador e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Clentífico, Doutor Honoris Causa. pela Universidade de Pólier na França. Medalha de Ouro Henri Gorceix. concedido pela Sociedade Brasileiro de
Geologia. Destaque Clentírco Nacional em Geoquímica, X Congresso Brasileiro de Geoquímica e Il Simpósio de Geoquímica dos Países do Mercosul, Presidente da Sociedade Brasileira de Geoquímica em rês mandatos. Atua em projetos de mineralogia de argilas, bentonitos e caolins, petrologia e geoquimicade rochas.

 

Medalha de Ouro Koji Kawashita - KEI SATO

Possui graduação em Física, Mestrado em Geociências e Doutorado em Geociências pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisador do CNPq e desenvolve projetos de pesquisas no Centro de Pesquisas Geocronológicas do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Tem experiência em Geocronologia, sendo responsável pelos laboratórios Shrimp, TIMS e ICP-MS da USP, onde ministra regularmente o curso de espectrometria de massa no Instituto de Geociências. Tem especializações em vários Países sobre técnicas de extração e análises de Isótopos Estáveis, e espectrometria de massa na Inglaterra, na Austrália, nos Estados Unidos, no Japão e Alemanha.

Medalha de Ouro Richard Wheatley Lewis - BRENO AUGUSTO DOS ANJOS

Nascido 1º de julho de 1940, Natural de Olímpia (SP), Geólogo pela USP, Gerente do Departamento de Mineração na ICOME em Serra do Navio no Amapá. Atuou como Gerente no Programa de Geologia da US. Steel, participou das descobertas do ferro e do manganês de Carajás, e do titânio e fosfato do Maicuru. Posteriormente, atuou como Gerente Regional, Diretor e Presidente da DOCEGEO, quando foram efetivados vários descobertas minerais em Carajás, algumas como resultado da prospecção. Geoquímica, como o depósito de cobre-ouro do Salobo, que corresponde à maior jazida e, atualmente, à maior mina de cobre do Brasil. Também foram descobertos vários depósitos de bauxita na Amazônia. Foi Secretário de Minas e Metalurgia do Ministério de Minas e Energia. Consultor do BNDES, para acompanhar as pesquisas geológicas executadas pela Vale em Carajás. Dos trabalhos publicados, destaca-se o livro “Amazônia - Potencial Mineral e Perspectivas de Desenvolvimento” (Prêmio Jabutti, 1982).

bottom of page