• SBGq

XVII Congresso Brasileiro de Geoquímica

Em 2019 celebram-se os 34 anos da SBGq – Sociedade Brasileira de Geoquímica, bem como os 34 anos do primeiro Congresso Brasileiro de Geoquímica, realizado em Porto Alegre (RS). Desde então, este que é o evento oficial bianual da SBGq, tem passado por várias cidades do Brasil, sendo de ressaltar que a última edição realizada no Norte-Nordeste foi em 2005, em Salvador (BA).

É com enorme prazer que receberemos no Centro de Convivência da UFC, em Fortaleza, no período entre 16 e 20 de setembro de 2019, o XVII Congresso Brasileiro de Geoquímica, cuja organização está a cargo do Departamento de Geologia da UFC com o apoio da Sociedade Brasileira de Geoquímica, do Labomar e da CPRM.

O XVII Congresso Brasileiro de Geoquímica pretende reunir a comunidade técnico-científica, estudantes e o usuário empresarial das diversas áreas da geoquímica e afins e suas aplicações para a apresentação de trabalhos e debates sobre as pesquisas, desenvolvimento tecnológico, ensino e a política científica realizados no país e no mundo nos últimos dois anos.

Sob a temática “Geoquímica da Terra ao Mar” o evento pretende chamar a atenção para as novas fronteiras da Geoquímica. Os Oceanos cobrem 71% da superfície terrestre, doze das vinte maiores áreas urbanas do mundo estão localizadas num raio de 160 km da costa e, somente o Brasil possui aproximadamente 8000 km de litoral. Apesar da procura por recursos minerais marinhos contar já com uma história de mais de quatro décadas, nos últimos anos os incentivos e avanços da tecnologia, associados às necessidades, têm vindo a expandir as suas áreas da atuação. As fronteiras não são mais as fronteiras físicas dos países e novas expansões das plataformas continentais são propostas. Os números da população mundial têm vindo a crescer, estimando-se que atinja os 10 a 12 milhões no próximo século e com eles cresce igualmente a necessidade por recursos. A Geoquímica da Terra ao Mar almeja abrir um espaço onde os profissionais da área da geoquímica debatam esta problemática, seus desafios e futuro.

A Comissão Organizadora do XVII Congresso Brasileiro de Geoquímica aguarda todos vocês nesta bela capital litorânea que é Fortaleza. Sejam bem vindos!

0 visualização

© 2020 por SBGq - Sociedade Brasileira de Geoquímica.

Produzido e Desenvolvido por SBGq

  • Instagram
  • SBGq