Buscar
  • SGBq - Sociedade Brasileira de Geoquímica

SBGq na Mídia!

A nota emitida pela SBGq sobre o Meteorito que caiu na cidade de Santa Filomena foi citada em uma matéria do Caderno Vida Urbana do Diário de Pernambuco. Veja abaixo o trecho do conteúdo da reportagem.


(Foto: Cortesia/Edimar Costa.

Disponível: https://www.diariodepernambuco.com.br/static/app/noticia_127983242361/2020/09/04/840439/20200904193850730102i.jpg) Acessado em 30/09/2020.

Outro apelo de preservação Quem também acompanha o caso é a Sociedade Brasileira de Geoquímica (SBGq). Em nota, emitida nessa quinta, a entidade defende que os meteoritos passem a ser parte do patrimônio científico e cultural brasileiro. “Todo povo cresce a partir do conhecimento do passado e do presente e só assim pode estabelecer seu futuro. Cabe assim, que a esta nação lhe seja garantido o direito e soberania de seus bens naturais, culturais e científicos”, diz o documento. “A pequena cidade de Santa Filomena, no interior pernambucano, foi palco de um dos fenômenos mais fascinantes da natureza. A queda de um meteorito trouxe uma corrida de várias pessoas com os mais variados interesses, dentre eles, o comercial. Principalmente ocupado por estrangeiros e pessoas não ligadas à ciência”, grafa parte do texto. “Ao cair em solo nacional, entende-se que estes corpos celestes passam a fazer parte também do patrimônio científico e cultural brasileiro. Solicitamos que os poderes legislativos públicos e científicos, municipais, estaduais e federais inclua definitivamente e em caráter irrevogável em nossos quadros de proteção de materiais científicos os meteoritos, salvaguardando desta forma e em qualquer situação, o direito e o dever de serem mantidos em território nacional sob a guarda de instituições científicas e públicas reconhecidamente credenciadas para atuar nesta área de conhecimento das geociências e astronômicas”, conclui a nota da diretoria da SBGq.

Confira o conteúdo da reportagem na integra: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2020/09/ufpe-analisa-como-ajudar-moradores-de-santa-filomena-com-meteoritos.html



9 visualizações
Contate-nos

Av. Franklin Roosevelt, 39 - 701 - Centro, Rio de Janeiro - RJ.

CEP: 20021-120

sbgq.org@gmail.com

Conecte-se conosco
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
seja um sócio sbgq!

Seja sócio e aproveite todos os beneficios!

© 2020 by Mariucha Lima. Sociedade Brasileira de Geoquímica

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Preto Ícone YouTube