A Geoquímica no Brasil e no Mundo


História

A História da Sociedade Brasileira De Geoquímica

A Sociedade Brasileira de Geoquímica - SGBq hoje é uma realidade no cenário nacional brasileiro e completará 20 anos em 28 de novembro de 2005. Fruto de ideais, a origem da SBGq lembra uma época de pioneirismo e sonhos. É o resultado do trabalho de muitos profissionais e principalmente daqueles que acreditarem ser possível a existência de uma sociedade científica numa época em que a nação passava por grandes instabilidades políticas e administrativas. A historia da Sociedade Brasileira de Geoquímica - SBGq, funde-se com a historia da geoquímica no Brasil.

Eleita pela diretoria que tomou posse em 2004 para relatar o histórico da sociedade, a Comissão para o Levantamento do Histórico da SBGq, traz aos colegas, com grande entusiasmo, parte do grande acervo de documentos, fotos, correspondências que foram coligidos no sentido de propiciar, principalmente aos novos associados, o conhecimento dos acontecimentos que culminaram com a criação da SBGq.

Aos que agora ingressam na SBGq, aproveitando o momento atual de olimpíadas, gostaríamos de lembrá-los que o bastão desta corrida de revezamento será entregue a vocês e que nós, alguns dentre muitos pioneiros que acreditaram nesta sociedade, desejamos muito sucesso no aperfeiçoamento desta instituição chamada Sociedade Brasileira de Geoquímica.

Cordialmente

Carlos Siqueira Bandeira de Mello
Hubert Mathias Roeser
Cláudio Vieira Dutra

Conheça a Nossa História

A História da SBGq foi escrita por Carlos Siqueira Bandeira de Mello e está dividida nos seguintes links abaixo:

  • Os Primórdios
  • A Criação da SBGq
  • A Criação da ALAGO
  • A Primeira Diretoria
  • A Expansão da Sociedade
  • Bibliografia